Se um amigo estrangeiro vos viesse visitar a Portugal, qual era o prato/ingrediente que obrigatoriamente vocês o aconselhariam a experimentar? Exatamente, Bacalhau! Eu adoro bacalhau e é sempre um prato que faço em minha casa para os meus amigos de fora, e de cá, claro!

Desde criança me lembro da minha avó cozinhar o Bacalhau à Zé do Pipo sempre que os meus tios, que vivem no Brasil, nos vinham visitar. É uma receita que me lembra muito, por isso, a minha família completa reunida à volta da mesa. 

Assim, quando comecei a cozinhar na minha casa, para amigos estrangeiros e não só, foi um prato que decidi reinventar e eis que surgiu: Bacalhau à Zé da Nutri! 

Com uma versão mais saudável da maionese, recriei a típica receita de Bacalhau à Zé do Pipo usando os lombos de bacalhau da Pescanova.

 Ingredientes:

2 lombos de Bacalhau Pescanova

800 gr Batata 

300 ml Leite magro 

2c. sopa Azeite 

2 Cebolas 

3 dentes de Alho 

folha de Louro 

10 Azeitonas Pretas Descaroçadas 

Noz-Moscada 

Sal e Pimenta

 Maionese:

4 unidades de ovo (cozidos) 

2 dentes de alho 1 unidade de cebola pequena picada 

1/2 unidade de limão espremido sal a gosto 

leite magro – até obter o ponto pretendido

 Preparação Maionese: No liquidificador colocar todos os ingredientes à exceção do leite e, sem parar de bater, adicionar o leite, aos poucos, até dar o ponto pretendido. 

 

Preparação:

Começar por cozer o bacalhau Pescanova e as batatas:

Usar 800g de batatas descascadas e cortadas numa panela com água, tempere com sal e deixe cozer entre 10 a 15 minutos.

Cozer os 2 lombos de bacalhau Pescanova num tacho com 300 ml de leite, durante 5 a 7 minutos. 

Quando as batatas estiverem cozidas, esmagar até obter um puré. Adicionar aos poucos o leite que foi usado para cozer o bacalhau e temperar com noz-moscada, juntar 2 colheres de sopa de azeite, e envolver.

Reservar o puré.

De seguida, cortar as cebolas em fatias, e levar a uma frigideira com azeite. Acrescentar também 3 dentes de alho picados, sal, 1 folha de louro, pimenta, e o leite que sobrou da cozedura do bacalhau. 

Enquanto a cebola coze, fazer a maionese.

Com a maionese pronta, ligar o forno a 200ºC e colocar tudo num tabuleiro: o bacalhau ao centro, a cebola e os alhos por cima, e o puré à volta. Cobrirtudo com a maionese, e dispor azeitonas pretas descaroçadas, antes de levar ao forno a gratinar, durante 15 minutos.

Deixe um comentário