Sou uma Nutricionista bastante gulosa, e como tal tenho de responder aos meus desejos com algum cuidado.

A melhor estratégia é substituir produtos ricos em açúcares simples e gorduras saturadas em algo que nos traga mais benefícios ao nosso organismo. Ainda que as “calorias” sejam as mesmas (ou até mais) que os bolos e tartes que usam açúcares refinados e gorduras saturadas, sei que os ingredientes que escolho vão fazer melhor ao meu corpo.

É importante ainda lembrar, que não é por um bolo ou uma tarte ser “saudável” que possamos comer o dobro do que um “bolo não saudável”. 

As quantidades também contam, e muito!

Inspirei-me na receita da Mafalda Sena, autora do Instagram @senassaudaveis para a receita desta maravilhosa tarte de chocolate. 

Para a base usei:

  • 200g de caju;
  • 100ml de leite magro;
  • 300g de Aveia em flocos;

Para o recheio usei:

  • 200ml de leite de coco
  • 200g de cacau em pó
  • 1 copo de leite magro
  • 1 colher de sopa de xarope de Tâmaras

Comecei por fazer a base, em que coloquei os cajus a demolhar em água durante cerca de 8h, depois num copo misturador, juntei o leite e triturei tudo. Adicionei a Aveia até obter a textura desejada. Em vez dos flocos de Aveia podem usar aveia em pó ou outra farinha – se levarem ao forno , a base fica crocante – eu optei por colocar no frigorífico durante 2 horas.

Depois, para o recheio, fervi o leite normal, juntei o cacau e envolvi em lume brando, juntei o leite de coco e mexi até ficar com a textura homogênea. Deitei por cima da base e deixei no frigorífico cerca de 2 horas. 

Para efeitar usei lascas de coco, maltesers proteícos e avelãs que comprei na Prozis.

Todos os ingredientes usados para esta tarte podes comprar também no site da Prozis e usar o meu código BARBARANUTRI para obter 10% de desconto. 

Deixe um comentário