É Dezembro, é Natal!

Hoje em dia, o Natal não se cinge apenas ao dia 25 de Dezembro. O Natal começa dia 1 de Dezembro e às vezes, até antes disso! É mais que um dia, mais que uma época, o Natal já é um sentimento, um modo de estar, de viver e conviver!

E por isso, nesta altura, em que há trocas de presentes e carinho, as pessoas reúnem-se em festas e convívios que se dão quase sempre à volta da mesa.

Muitas pessoas têm o típico e ERRADO pensamento de “É Natal!” e é aí que se deixam de preocupar com o que comem, com o que fazem ao organismo, porque “é Natal” então “Não é época para restrições”. E depois desta época? E depois do Natal? Vão “voltar à linha”, vão voltar ao ginásio? Vão voltar às restrições?

Lembrem-se que uma vida equilíbrio deve ter um pouco de tudo, podemos aproveitar esta altura de forma sã, tal como durante todo o ano que vamos tento convívios, festas e encontro. A diferença é que não são tão regulares. Então, faremos apenas um esforço para que o equilíbrio nesta altura seja ainda maior.

E como?

Como podemos ultrapassar esta época de uma forma Saudável?

Deixo-vos 8 pequenas dicas de como viver esta época de forma mais Saudável e equilibrada:

1-Beber muita água – Lembre-se de beber muita água ao longo do dia. O Inchaço é causado pela desidratação pois o corpo apercebe-se da sua falta, então retém a toda a água que tem. Por isto, coloque um desafio a si mesmo e beba 8 copos de água por dia e mais um por cada bebida alcoólica que for ingerindo (dica: coloque 8 alarmes diários para os copos de água) .

2-Mexa-se depois das refeições – Depois das grandes refeições, não pegue em mais um copo de vinho e não se vá aninhar para o sofá. Levante-se, agasalhe-se e vá antes fazer uma caminhada. Desafie os seus companheiros do almoço, quer sejam eles colegas, amigos ou familiares e vá caminhar um pouco ao ar fresco. Esta actividade não tem apenas o fim de queimar as calorias ganhas ao almoço, mas sim fazer com que o seu corpo faça uma melhor digestão da sua refeição.

3-Sobremesas nutritivas – Nesta altura o leque de sobremesas oferecidas tem sempre uma grande excesso de açúcar. Opte pelas sobremesas mas nutritivas, isto é, as que apresentam mais frutas e menos açúcares refinados. A fruta já tem açúcar adicionado, no entanto contém também fibra que o pode ajudar na digestão. A banana por exemplo, é uma fruta doce e que contém uma boa quantidade de potássio que o pode ajudar também a diminuir o inchaço. Caso não haja sobremesas mais saudáveis, então o truque é dividir a sobremesa com a pessoa que está perto de si (dica: em grandes jantares e almoços , sente-se ao lado da “pessoas mais saudável” do grupo).

4-Coma devagar – Os grandes almoços são sempre grandes momentos de convívio entre a família, amigos ou colegas, por isso aproveite para conviver, comendo lentamente e sem pressas. Converse com quem está ao seu lado e aprecie o momento com calma. Sabia que comer com pressa, para além de o levar a comer mais (porque o seu organismo demora tempo a perceber que está satisfeito) pode levá-lo a engolir ar causando mau estar e gases? Coma devagar.

5-Faça Substituições – Se for o cozinheiro de serviço faça o seu papel optando pelas versões mais saudáveis dos ingredientes. Troque as farinhas refinadas pelas integrais, troque os leites e iogurtes pelas suas versões magras , naturais e lights, substitua o açúcar refinado pelo mel, açúcar amarelo ou açúcar de coco e faça ainda reduções no uso das margarinas ou manteigas.

6-Não vá para os jantares com fome – Hoje é o dia do mega jantar da empresa? Ou o jantar do grupo de amigos do secundário? O truque é não ir para o jantar cheio de fome. O pensamento de “Vou comer pouco porque vou ter um grande jantar à noite” está completamente errado. Chegar ao jantar com fome só vai fazer com que coma em quantidades excessivas, enquanto que , se pelo contrário fez um bom lanche ou até comeu uma Sopa antes de sair de casa, já não vai chegar ao jantar com vontade de comer tudo o que estiver ao seu alcance e o controlo no que vai comer será maior.

7-Começa pela Sopa e opte sempre pelos pratos com legumes – Se não comeu uma Sopa antes de sair de casa, faça-o no restaurante. Em vez das clássicas entradas de patés e pão branco, opte por pedir uma Sopa quentinha que já o vai deixar saciado e irá controlar melhor o resto da refeição. A opções com mais legumes também são normalmente boas opções uma vez que já enchem bem o prato e a barriga.

8-Faça mais exercício físico – Especialmente nesta altura, não deixe passar o exercício físico e não adie as idas ao ginásio só para Janeiro. É mesmo nesta altura que nos devemos lembrar que o Equilíbrio é isto mesmo, se num dia faz uns excessos no dia seguinte pode compensar com uma alimentação saudável e uma aula divertida no seu ginásio.

Lembre-se, equilíbrio é mesmo o mais essencial nesta e em qualquer altura do ano. E se ainda não o tem aproveite…e peça ao Pai Natal 😉

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