Booooom dia e bom fim-de-semana a todos!

O meu fim-de-semana começou com estas panquecas de banana e farinha de grão-de-bico super deliciosas!

Todos os dias quando abro o meu instagram vejo mil e uma receitas de panquecas ótimas que me fazem espumar da boca e morrer de inveja das meninas que estão em Portugal e que tem acesso a produtos todos-mega-fancy para fazer aquelas panquecas! Como aqui em Moçambique não existem esses produtos limito-me a não poder elaborar receitas todas-mega-fancy!!! ACHAVA EU…. Até estar no Shoprite (quem já esteve em Moçambique sabe bem o que é esta cadeia maravilhosa de supermercados) e encontrar a farinha de grão-de-bico que ainda não tinha feito grande uso até então.

São inúmeros os seus benefícios nutricionais – É rica em magnésio, tem elevado teor de fibra alimentar, elevado teor de ácido fólico, é de baixo índice glicémico, é rica em proteínas e ainda contém alguns antioxidantes. Também pode ser uma boa substituição à farinha de trigo por conferir elasticidade natural à massa sem ter glúten (proteína que dá consistência aos produtos confecionados com farinha de trigo) e também poder ser uma substituição do ovo por essa mesma razão, dá consistência por si só quando misturada com água – Por isso é uma opção de farinha a ser usada por celíacos (pessoas intolerantes ao glúten) e por pessoas que levam um estilo de vida vegan.

Criei então as minhas panquecas que levaram:

  • 1 banana média (80g)
  • 4 colheres de sopa de farinha de grão-de-bico (40g)
  • 1 ovo médio (50g) (- para a próxima vou experimentar fazer sem o ovo!)
  • 5 colheres de sopa de água (- não é preciso serem certos na quantidade da água, vejam vocês a consistência da massa)

Deu para 6 pequenas panquecas que me deixaram bastante satisfeita.

Para topping adicionei 2 colheres de iogurte natural, mais outra banana pequena, cajus, 1 quadradinho de chocolate negro, sementes variadas e canela!

O valor nutricional das 6 panquecas é o seguinte:
Tabela Nutricional Panquecas

Experimentem!!!! E quero feedbacks!

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