O que é o Metabolismo?

O metabolismo é o termo usado para designar todas reações químicas que acontecem às substâncias no interior do nosso organismo. Existem dois tipos de reações:  as de degradação (catabolismo) e as de construção (anabolismo) de moléculas.

Estas reações são reguladas por enzimas, que trabalham consoante as necessidades do organismo humano e do ambiente em que este está inserido. São importantes para o crescimento, manutenção e regeneração dos tecidos e órgãos do corpo.

Por isso, o metabolismo é essencial para o equilíbrio do nosso organismo. Pode-se dar a degradação de moléculas mais complexas em moléculas simples (reações catabólicas), por exemplo quando se transforma gordura em energia ou quando há necessidade de destruir tecido muscular para obter energia. Por outro lado, podem-se produzir novas substâncias quando há necessidade de serem construídas novas estruturas (reações anabólicas) como a formação de músculos a partir das substâncias provenientes da nossa alimentação.

Nas reações catabólicas dá-se a libertação de energia enquanto nas reações anabólicas dá-se o conusmo de energia:

Sem Título

O metabolismo difere de pessoa para pessoa e depende de vários fatores como a idade, o sexo, o peso, o ambiente, a alimentação e a atividade física diária. Posto isto há pessoas que conseguem gastar ou consumir mais ou menos energia e por isso é que há quem tenha um metabolismo mais ou menos “acelerado”.

Quando o metabolismo é “acelerado” significa que o organismo tem uma “maior” capacidade de utilizar as moléculas armazenadas para obter energia e por isso há um maior gasto energético do que em organismos que têm um metabolismo mais “lento”.

Deve estimular o seu metabolismo para que o seu organismo tenha a capacidade de gastar mais energia para as suas atividades diárias (metabolismo “acelarado”), o que desta forma ,ajudá-lo-á a atingir um peso saudável adequado pois irá “queimar mais calorias”.

De que forma pode estimular o metabolismo?

– Praticando atividade física diariamente e não estar mais de uma hora sentado como está indicado no artigo “20 regras para seres mais saudável… e consequentemente mais feliz!” anteriormente aqui publicado;

– Bebendo muita água, de preferência água fria – desta forma o organismo terá de aumentar a temperatura corporal para manter o equilibrio e para isso o corpo necessita de gastar energia;

– Tomando sempre o pequeno almoço;

– Fazendo snacks entre as refeições – ideias de snacks aqui;

– Dormindo pelo menos 8 horas;

– Consumindo Alimentos Termogénicos – Alimentos que precisam de maior esforço por parte do nosso organismo para serem digeridos e por isso irá ser feito um maior gasto energético. Exemplos de alimentos termogénicos:

Alimentos Termogénicos

Consumindo alimentos ricos em ómega 3 – como o atum e o salmão;

Evitando alimentos ricos em gorduras trans – como os alimentos processados que normalmente são ricos nestas gorduras;

Conclusão: Um metabolismo “acelarado” pode ser uma mais valia para quem tem o objetivo de atingir um peso e organismo saudável por isso, ESTIMULE O SEU METABOLISMO.

Deixe um comentário