Com dois pais professores de educação física, este não podia deixar de ser um tema presentíssimo entre as minhas publicações.

Apresento assim 10 razões que o podem e devem motivar a praticar atividade física:

 

1- PESO SAUDÁVEL: Aliada a uma alimentação saudável, a prática de atividade física diminui a massa gorda e aumenta a massa magra, ajudando na obtenção de um peso saudável.

2- STRESS E ANSIEDADE: A prática de atividade física induz a libertação de endorfina, a hormona do bem-estar e do prazer, deixando o nosso corpo mais relaxado e ajudando a aliviar o stress e ansiedade do dia-a-dia.

3- ATIVIDADE CEREBRAL: Quando pratica atividade física o fluxo sanguíneo aumenta, levando mais energia e mais oxigénio a todo o lado, incluindo ao cérebro, o que resulta numa maior e melhor atividade cerebral.

4- SAÚDE ÓESSA: Praticar atividade física fortalece os ossos e diminui o risco de fraturas.

5- SISTEMA IMUNITÁRIO: A atividade física moderada reforça o nosso sistema imunitário, o sistema do nosso organismo que nos dá uma proteção contra doenças.

6- AÇÚCAR NO SANGUE: A prática de atividade física ajuda na prevenção e no tratamento da Diabetes tipo II, na medida em que aumenta a sensibilidade à insulina bem como promove a sua produção, que é a hormona que regula os níveis de açúcar no sangue.

7- COLESTEROL: Existem enzimas que ajudam no controlo dos níveis de colesterol no sangue, enzimas essas que são ativadas pela prática de atividade física.

8- TENSÃO ARTERIAL: A atividade física auxilia no controlo da pressão arterial, ajudando a diminuir a tensão arterial em pessoas que tenham Hipertensão, bem como ajuda na sua prevenção em pessoas predispostas a desenvolver a doença.

9- HUMOR, SONO, LÍBIDO E APETITE: A prática de exercício físico leva a um aumento de serotonina, uma hormona que tem várias funções no organismo, entres as quais regula o humor, o sono, a libido e o apetite.

10- AUTOCONFIANÇA: Por todos estes pontos, a prática de atividade física aumenta a autoconfiança, não só pela autoimagem positiva que o individuo acaba por ter, mas também pelo sentimento de otimismo que adquire face a desafios.

Posto isto, vamos praticar Atividade Física?

 

img_0544

 

Deixe um comentário