Boa tarde!

Hoje venho dar algumas ideias de snacks saudáveis e simples. Apresento-vos sete ideias, uma para cada dia da vossa (incrível) semana que está hoje a começar!

Aqui em Moçambique não tenho acesso aqueles produtos especiais que nós, as nutricionistas (ou quase nutricionistas), aconselhamos e usamos e que vocês às vezes nem nunca ouviram falar. Como queijo quark, bolachas marinheiras, farinha de amêndoa, bebida de arroz, açúcar de coco, stevia, pão de centeio com a semente-mais-especial-e-esquesitóide-de-que-nunca-ouvi-falar… Por aí! Por isso, se quero fazer snacks saudáveis tenho de me desenrascar com os alimentos simples que aqui vão existindo.

Acredito que desse lado, exista alguma curiosidade em experimentar estas coisas todas que tem usos incríveis. Mas este post, sobre snacks saudáveis, será para aqueles que como eu, têm apenas acesso aos produtos mais banais e simples que se encontram nas prateleiras dos minimercados (ou na banca dos mercadinhos).

Antes de mais, lembrar que é mesmo importante fazer snacks, isto é, fazer pequenos lanches entres as refeições. Ficar muito tempo sem comer, fazer jejum, reduz a produção das hormonas responsáveis por informar o cérebro que estamos saciados e aumenta a produção da hormona que nos dá a sensação de fome, então o que acontece quando ficamos muito tempo sem comer? Quando fizermos a próxima refeição, vamos atacar e devorar os alimentos que temos à frente de forma exagerada e desnecessária, porque o nosso corpo vai demorar mais tempo a perceber que estamos “satisfeitos”.

O objetivo é fazermos lanches que nos deixem saciados até à próxima refeição e que tenham uma absorção lenta (pois quanto mais rápida for a absorção, mais será estimulada a formação de gordura).

Posto isto, apresento sete ideias de lanches saudáveis e práticos (considero prático tudo o que consigo fazer na minha cozinha da Ilha de Moçambique):

SEGUNDA-FEIRA: Fruta fresca com sementes e canela;

TERÇA-FEIRA: Iogurte natural com duas colheres de aveia;

QUARTA-FEIRA: Tostas Integrais (SE NA ILHA DE MOÇAMBIQUE HÁ TOSTAS INTEGRAIS, TÊM DE EXISTIR EM TODO O LADO DO MUNDO!) com tomate e ovo cozido;

QUINTA-FEIRA: Palitos de cenoura ou pepino com Homus (trituro duas colheres de sopa de grão, junto gergelim em pó, uma colher de chá de azeite e gotas de sumo de limão);

SEXTA-FEIRA: Mug cake de banana, ovo e aveia (em breve publico a receita super simples);

SÁBADO: Tostas integrais com abacate esmagado;

DOMINGO: Meia papaia recheada com iogurte natural e frutos secos.

Vamos começar??

*P.s. Devem ser feitos vários snacks ao dia ( pelo menos dois!). Aqui ficam apenas sete ideias que podem ser diversificadas!

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